Quanto aos cinemas de nossa cidade, Vargem chegou a ter dois cinemas funcionando ao mesmo tempo, passando um filme diferente por dia. Em 1918 já existiam o " Sant' Ana" de João Gomes e o " Recreio", cujo telhado era de folhas de zinco e pertencia ao Sr. Chico Rússio. Diziam que um dos cinemas era dos fazendeiros e o outro dos operários quase sempre liderados pelo Padre Donizetti. Em frente aos dois cinemas tocavam as respectivas bandas, "Carlos Gomes" e "Sete de Setembro", chamando o público para as atrações ainda do cinema mudo. Bem mais tarde surgiram o " Cine Glória" e o " Cine Rio Branco".
        O Cine Glória que pertenceu por muito tempo ao saudoso José de Oliveira Fontão e Maria bonita, nos anos 40 promovia bailes e shows além de apresentações de filmes. O tradicional cine que era localizado onde atualmente funciona a loja Rural & Cia, fechou suas portas no início da década de 50, quando não mais podia concorrer com o novo Cine Rio Branco e seus luminosos.
De propriedade da família Nardini e Sbardellini, o moderno cinema, localizado onde hoje é a Casa Paula, durante décadas, era programa favorito dos jovens e adultos da cidade.
Filmes memoráveis tiravam suspiros dos jovens dos anos dourados que abandovam o "Footing" do jardim, quando a famosa "marcha americana" anunciava o início da sessão.
        A chegada da TV colorida, dos filmes em vídeo e das vídeo locadoras, abalaram os cinemas, que embora nunca substituídos na essência, foram desaparecendo das cidades.
Atualmente Vargem Grande do Sul conta com o moderno " Santa Clara Cine Art", fundado em 03/10/2002 com som Stereo Dolby Digital, capacidade de noventa e oito lugares confortavelmente sentados, com suporte para bebidas e uma completa bomboniére. Foi restaurada e desde sua fundação utiliza-se antes de iniciar a sessão três toques do Gongo do antigo Cine Rio Branco.
Pertencente ao Grupo Santa Clara, administrado por Arnaldo e seus pais e estando sempre em atualização com tudo o que há de mais moderno em cinema e que hoje funciona na Galeria O.J.C.